A importância do Bitcoin OTC WoT

(…) Se você não tem uma conta WoT você não faz parte do ecossistema Bitcoin. Esse é o critério, não importa o que você possa achar. É onde todos olham, não importa o que alguma rede social tem dito pra você. Se você não está no WoT você não está no Bitcoin.

— MPOE-PR (relações públicas de Mircea Popescu) [1]

86a2b25f153282ce755629918a712e74
Como identificar uma pessoa honesta num ambiente hostil?

O que é uma rede de confiança?

Uma rede de confiança (WoT – web of trust) é um grafo que estabelece uma relação de confiança entre duas partes, mesmo que elas não se conheçam previamente, através de ligações diretas ou indiretas.

otc
Fig. 1

Se uma imagem vale mais que mil palavras, veja como exemplo a Fig. 1.

Vamos supor que você seja a bolinha preta, as bolinhas azuis sejam pessoas honestas e as vermelhas são golpistas ou pessoas de caráter duvidoso. Podemos supor até que alguma das bolinhas vermelhas são apenas fake ou marionetes da bolinha C. Perceba como o ambiente é hostil! No exemplo, 40% dos usuários são desonestos. E no mundo do Bitcoin é possível que não seja tão diferente. Muitos golpistas e aproveitadores estão, infelizmente, infiltrados na comunidade, aplicando golpes de forma silenciosa e saindo ilesos.

Se analisássemos a figura de um ponto de vista neutro, sem conhecer ou confiar em nenhuma pessoa do cenário, é até possível que possamos deduzir, de forma errada, que C fosse uma boa pessoa. Afinal, o usuário C tem +23 pontos no total. Porém, basta que você conheça UMA pessoa no sistema para poder fazer uma análise mais precisa sobre a idoneidade de alguém. No exemplo, você conhece A e mais uma outra bolinha.

Se você tem um grau direto de confiança com A de +5 (numa escala de -10 a +10, sendo zero neutro) fica fácil deduzir que, se A tem uma relação de (des)confiança direta com C de -3, C não pode ser uma boa pessoa. Falando mais formalmente, você tem uma relação de L1=0 e L2=-3 em relação a C, mesmo sem conhecê-lo diretamente. Isso significa que em primeiro nível (L1 / level 1) você é neutro em relação a C (pois não o conhece, daí a nota zero), mas em segundo nível (L2 / level2) você é -3 (através de A).

É aquela velha máxima: o amigo do meu inimigo também é meu inimigo. Sendo assim, mesmo num ambiente com poucos usuários e onde 40% são golpistas, foi fácil desmascarar uma rede toda de golpistas infiltrados.

Vamos calcular aqui outras relações de confiança usando como exemplo a Fig. 1.:

  • você tem relação de confiança L1=+5, L2=+2 em relação a A.
  • A tem relação de confiança L1=0, L2=0 em relação a você. Isso significa que ele não te conhece o suficiente ou é neutro em relação a você. Note que você pode confiar em alguém que não tem uma opinião formada sobre você. A reciprocidade não é regra numa relação de confiança.
  • você com BL1=0, L2=+3.
  • B com você:L1=0, L2=0.
  • A com CL1=-3, L2=0.
  • C com BL1=0, L2=-10.
  • B com A: L1=+4, L2=+1.

Veja um exemplo real entre o usuário felipelalli e mircea_popescu:

Screenshot_2016-02-03_02-09-33
Fig. 2

A Fig. 2 mostra que felipelalli tem uma relação L1=+5, L2=+10 em relação a mircea_popescu.

O que é o Bitcoin OTC WoT?

Bitcoin OTC WoT é uma rede de confiança formal [6].

Uma rede de confiança apenas estabelece a relação de confiança entre duas partes, mas isso pode existir de diversas maneiras.

A maneira mais comum é através de uma rede informal, no boca a boca, formada pelos nossos contatos cotidianos, nosso amigos, familiares e pessoas de confiança. Quem nunca pediu a indicação de um amigo especialista ou pessoa de confiança para contratar alguém? Quando queremos trabalhar em algum lugar, também não pedimos indicação? Ou quando queremos trocar a empresa com a qual estávamos acostumados a comprar algum produto, também sempre procuramos as referências.

Uma rede de confiança informal já é extremamente poderosa. Imagine então uma rede de confiança formal. Ela é formal porque tudo é feito através de contratos e assinaturas digitais, abrindo possibilidades incríveis e poderosas para contratos sólidos e inteligentes.

O sistema Bitcoin OTC WoT é open source e funciona de forma centralizada através de um bot (robô) chamado gribble que fica no canal #bitcoin-otc do IRC no servidor Freenode. É baseado em assinaturas digitais e suporta tanto GPG como assinaturas com endereços Bitcoin.

Apesar do sistema ser centralizado, sua natureza é descentralizada, i.e., devido ao fato de ser baseado em assinaturas digitais não é possível que o criador ou mantenedor do sistema altere qualquer nota sem que isso não fosse facilmente notável. Além disso, o banco de dados do sistema é público, e qualquer um pode fazer backup a qualquer momento, ou até mesmo extrair a informação para criar outros sistemas.

O Bitcoin OTC WoT tem atualmente mais de 6 mil usuários e existe desde o início do Bitcoin (mais precisamente novembro de 2010), sendo assim o sistema mais tradicional existente no mundo do Bitcoin.

Alternativas

Por ser centralizado e suscetível a falhas (como aconteceu de fato quando o gribble ficou fora do ar por um tempo), Mircea Popescu e alguns frequentadores do canal #bitcoin-assets (turminha do barulho™) acharam que seria interessante criar uma alternativa [3]. E foi aí que surgiu a rede Btc Alpha WoT que é gerida pelo assbot, uma alternativa ao gribble e que habita no canal #bitcoin-assets. Ele é um fork do Bitcoin OTC WoT [4] e a partir do fork tem sua rede independente de notas. Veja aqui o navegador de sua rede: http://www.btcalpha.com/wot/

Compare, por exemplo, o usuário felipelalli na rede Bitcoin OTC WoT e na rede Btc Alpha:

O mais interessante disso tudo é que, como os sistemas são baseados em assinaturas digitais, mesmo que existam outras alternativas no futuro, ainda seria possível integrá-las totalmente. Se um dia surgirem várias redes de confiança, todas podem ser unidas pelas chaves GPG ou endereços bitcoins em comum.

E por que é importante?

Mircea Popescu define de forma genial a diferença entre estar ou não no WoT:

quem faz parte são os cidadãos civilizados, e quem está fora, os bárbaros [5].

Essa analogia é perfeita porque isso não implica que não possam existir bárbaros honestos ou cidadãos desonestos, mas implica que quem faz parte do WoT aprecia a civilidade. E fica evidente que para um desonesto é mais fácil se esconder sob a manta da ignorância de um bárbaro.

Depois de explicar como funciona uma rede de confiança, suas vantagens ficam latentes. Fica até redundante e repetitivo, mas vou listar e explicar algumas:

  • Redução do problema das incógnitas [2].
  • Segurança no mercado P2P (OTC) e negócios B2B e B2C.
  • Criar contratos digitais sólidos e confiáveis [10], sem a necessidade de utilizar sistemas monopolistas e corruptos como cartórios ou governos.
  • Privacidade / anonimidade.

Segurança

combination_lock

Ao iniciar qualquer negociação com um estranho – principalmente aquele conhecido apenas na Internet – qual é a garantia de que sua contraparte honrará o combinado? O WoT responde bem a pergunta: “quem é você?” de forma mais concreta, te dando uma segurança maior.

As garantias no WoT são aqueles que você já confia e que também confiam nele. O voto de cofiança formal é também uma responsabilidade. Se alguém faz abuso do WoT confiando em qualquer um, sem uma análise mais cuidadosa, essa pessoa pagará por isso perdendo sua própria confiança com o tempo. Se alguém for lesado, essa pessoa tirará satisfações com essa pessoa que ela confiou e que indicou o golpista. Isso pode acarretar em uma mudança drástica nas notas e nas relações de confiança de todos os envolvidos, isolando e expulsando os atores ruins.

E, o mais importante de tudo, é a possibilidade de fazer contratos sólidos como descrito mais abaixo. Contratos digitalmente assinados e publicados no Blockchain são a prova definitiva de que tal acordo ou declaração foi feita.

Liberdade

O Bitcoin OTC WoT nada mais é que um tipo de regulamentação privada e descentralizada. Utilizar uma infraestrutura assim é declarar independência ao velho e ultrapassado modelo governamental. É claro que você ainda pode recorrer a sua justiça local, e com o WoT será muito mais fácil provar toda a fraude; mas o ponto é que isso se torna opcional. Num acordo formal você pode definir os arbitradores, alguém de confiança das duas partes, por exemplo, definir as garantias e possíveis punições.

E o que é o Bitcoin senão declarar independência do velho sistema? Se os players do Bitcoin puderem ser reconhecidos de forma civilizada [5] todo o sistema independente está montado.

Contratos sólidos

stampUm contrato sólido [10] precisa: 1) ter uma prova concreta de que o acordo existiu em determinado momento. 2) que as partes “sejam alguém” e a certeza de que quem assinou foram esses alguéns.

O Bitcoin é tão inovador que o item 1 simplesmente não era possível antes de sua existência [7]. Desde 2009 é possível que se comprove a existência de uma informação de forma concreta e precisa [8].

OK. O Bitcoin resolve o item 1. Mas e o item 2? Eu posso simplesmente criar um par de chaves hoje, do nada, e assinar um contrato prometendo mundos e fundos. O que garante que eu não vou dar o cano e amanhã criar uma chave nova? E sair ileso dessa?

O WoT resolve o problema de “ser alguém”. Se eu sou alguém e tenho uma reputação a zelar, mesmo que eu fosse uma pessoa má, eu não colocaria em jogo toda a minha reputação conquistada para aplicar um golpe e me tornar um bárbaro no dia seguinte (a não ser é claro, se fosse um golpe “gran finale”, último e derradeiro).

Ser alguém é importante num contrato. Seja alguém, não seja um Zé Ninguém.

Privacidade

Revelar sua identidade no Bitcoin OTC WoT é opcional. Você pode utilizar um nome de usuário inédito e não associar em nenhum momento sua real identidade com esse usuário. O que importa é a entidade que terá uma assinatura criptográfica válida: você pode usar esse usuário para negociar e/ou conquistar a confiança de outros usuários, e isso basta.

Rebatendo críticas ao sistema

Quando eu falo do Bitcoin OTC WoT na comunidade brasileira sempre aparece um ou outro derp propagando desinformação ou criticando o sistema. Por causa disso achei necessário rebater as principais críticas neste capítulo.

“É fácil sacanear um WoT”

Não é [9]. Como explicado antes e exaustivamente em [2] não existe uma “reputação global”. O que existe é uma relação de confiança entre uma parte e outra, que pode mudar drasticamente ao se observar de um ponto de vista diferente no sistema. O que existem são círculos de confiança. Pessoas más podem criar um clubinho e confiar entre si. O que importa é pra onde sua confiança aponta primeiro.

O WoT é seguro e útil mesmo num ambiente hostil, e é isso que o torna poderoso.

“Ninguém usa o Bitcoin OTC WoT”

Usa sim. No mundo todo são mais de 6 mil usuários importantes, com pessoas de peso na comunidade. E, mesmo que argumentar que ainda assim é pouco, eu digo: quantidade é irrelevante num sistema WoT. Os civilizados estão lá, e é isso que importa.

Como na Fig. 1, mesmo com apenas 10 usuários numa rede de confiança já é possível identificar os golpistas e separar o joio do trigo. Além disso, a rede de confiança se estende para o mundo informal. Pequenos usuários ou pequenos negociadores bárbaros [5] eventualmente podem se apoiar na confiança informal de alguém que esteja no sistema.

É possível também, por exemplo, que alguém de dentro do sistema faça uma declaração digitalmente assinada recomendando ou não alguém de fora. Exemplo: “Eu declaro que confio no bárbaro Zé Ninguém” ou ainda: “Eu declaro que se o Zé Ninguém um dia fizer parte do WoT, minha nota será -10”.

A frase “ninguém usa o Bitcoin OTC WoT” pode ser traduzida para “nenhum idiota do meu círculo de amizades idiotas usam Bitcoin OTC WoT”.

“É muito difícil utilizar o Bitcoin OTC WoT”

Numa primeira vista pode até parecer, mas não é tanto assim. Em poucos passos você consegue criar uma nova conta e, depois, na autenticação do dia a dia fica ainda mais fácil.

Os pré-requisitos pra conseguir são: saber ler ou conhecer alguém que possa te ajudar. É desejável conhecimento de: 1) IRC e 2) assinaturas digitais, de preferência GPG ou com endereços Bitcoin. – Mas, mesmo se não souber esses dois últimos itens, não há nada que o Google não possa resolver em poucos minutos.

O IRC é moleza. O IRC é um protocolo de chat (quem nunca usou chat?) e existem diversos clientes em diversas plataformas, de todos os gostos e tipos. – E o GPG é necessário de qualquer forma se você quiser fazer contratos digitais sólidos [10]. Para os leigos, pode ser a parte mais difícil. Todavia, para quem quiser começar a usar o sistema, basta que saiba assinar com um endereço de Bitcoin. Quase toda carteira de Bitcoin hoje em dia é capaz de assinar e verificar mensagens.

Lembre-se: a desculpa do aleijado é a muleta. Se você julgar o sistema importante o suficiente, você vai conseguir.

Easter egg escondido: se você for realmente preguiçoso, tente usar o Bitcoin OTC WoT para preguiçosos feito em Java.

Exija que sua contraparte tenha OTC WoT na sua próxima negociação

Como demonstrei neste artigo, uma pessoa só se opõe a fazer parte de uma rede de confiança formal nestes casos: 1) por ignorância 2) por preguiça 3) porque é um golpista em potencial.

Lembre-se: uma rede de confiança é o pesadelo de pessoas com desvio de caráter.

Na sua próxima negociação exija que a sua contraparte tenha uma conta no Bitcoin OTC WoT e que tenha boas indicações. Para grandes quantias ou negócios mais arriscados, aumente a exigência, como por exemplo um L2 >= 3 ou L2 >= 5. Analise com cuidado os depoimentos da pessoa e a reputação das pessoas que a qualificaram. Exija contratos digitais publicados no Blockchain. É a única forma efetiva de se proteger num ambiente hostil e desregulamentado. Na verdade, como dito antes, isso é uma regulamentação, mas privada.

E, se a pessoa ou empresa recusar sua exigência, lembre-se: ela é ignorante, preguiçosa ou golpista, então caia fora, procure alguém melhor, você merece mais.

Notas e referências


dedico este artigo aos meu amigos Douglas Castro e Bingo Boingo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s