Bitcoin como metal precioso

Uma outra analogia interessante para explicar o que é Bitcoin, além da analogia de que Bitcoin é um pedaço de terra já descrita no artigo A fabulosa ilha Bitcoin, é a analogia de que Bitcoin é um metal precioso [1].

0003-bitcoin-metal2-svg

Um metal que, assim como o ouro e outros metais preciosos, é muito escasso e bastante divisível. Só pode ter 21 milhões de unidades no máximo, sendo que cada unidade pode ser dividida em até 100 milhões de vezes. O processo de mineração também não é tão diferente de um metal: no início é mais abundante e fica cada vez mais difícil minerar ao longo do tempo.

Mas, diferente do ouro e outros metais preciosos, ele é bem feio. Na verdade, é quase invisível, pouco palpável, uma coisa meio esquisita. Apesar disso, ele tem uma característica que faz dele um metal extremamente útil para armazenamento de riqueza e muito mais atraente do que o próprio ouro: ele é teletransportável [2]. Ou melhor, é possível transportá-lo através da Internet. Em qualquer lugar do mundo em que a Internet possa chegar, o bitcoin poderá chegar em aprox. 10 minutos. Além disso, ele também pode assumir uma forma física (paper wallet ou Opendime™) e também ser armazenado em cofres, da mesma forma como o ouro e outros metais para que, no futuro, seja transformado em sua forma digital novamente, podendo ser então armazenado em celulares, computadores, e dispositivos próprios para tal, como o Bitcoin Trezor ou Ledger, por exemplo.

Parece coisa de filme, não? Uma mistura de Tron (1982) e The Matrix (1999). Pois é, o futuro chegou e o bitcoin está mudando completamente a forma como a riqueza mundial é armazenada e transportada.

Notas e referências

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s